quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Proposta de blogagem coletiva

Propus ao Blogildo uma blogagem coletiva. Cada um escreveria seu texto, comparando Judas, esse petralha da antiguidade, com os petralhas atuais, em qualquer país do mundo. Um bom texto para citar seria este, em que a irmã de Lázaro unge os pés de Jesus (Evangelho segundo S. João, capítulo 12):

2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
3 Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
4 Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: 5 Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
6 Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.7 Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto; 8 porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

No dia da malhação de Judas, malhemos os seus sucessores...

PS.: Talvez eu não tenha sido muito claro num aspecto. Quando falo da atitude petralha de Judas, não falo apenas de fazer um discurso de defesa dos pobres com a intenção de roubar. Falo de usar a ideologia com objetivo de fazer o mal, qualquer que seja ele. Mas do que isto, falo de defender uma ideologia que parece bonita à primeira vista, mas que carrega em sí a justificação do mal sem limites.

2 comentários:

João Batista disse...

Nem sei como funciona uma blogagem coletiva. Rsrs.

Aprendiz disse...

Olá João

A idéia geral é cada blogueiro escrever um texto, todos sobre esse assunto que coloquei. E publicarmos todos no mesmo dia, como uma espécie de "malhação do judas".