terça-feira, 4 de março de 2008

Conquistando direitos I

Eu realmente até agora não tinha compreendido: Nós, brasileiros não temos direito ao voto. Pelo menos, não de acordo com a definição de direito contida no dicionário Aurélio.

Direito: Faculdade legal de praticar ou deixar de praticar um ato.

Júlio Severo escreve um excelente artigo sobre o assunto:
http://juliosevero.blogspot.com/2008/03/conquistando-o-direito-de-votar.html

Lutemos então pelos nossos verdadeiros direitos.

2 comentários:

João Batista disse...

Afirma-se a favor do voto obrigatório que, caso fosse voluntário, ninguém se preocuparia em ir votar e apenas pilantras seriam eleitos. Deve ser por isso que temos Lulas, Suplicys, Dirceus, Enéias, Agnaldos, lutadores de Judô e Clodovis. É que como o sujeito é obrigado a votar de qualquer maneira, escolhe a opção mais popular, a que ouviu falar, que fez mais ou melhor propaganda. Tanto faz. No referendo do comércio de armas, o Não oficialmente ganhou de lavada, mas realmente se tratou de vitória total, já que enorme parte dos que votaram Sim nem sabiam o que estavam fazendo, pouco se importando com a questão. Ou seja, o voto desinformado e leviano foi do Sim.

Se os candidatos não pudessem contar com esse voto automático e garantido, se tivessem de convencer os cidadãos a irem votar, então só mesmo por bons motivos alguém se daria o trabalho de votar.

O problema é que, se a população se habituar a votar mal, irresponsavelmente, sem vontade, aí é que fica difícil voltar atrás mesmo.

Aprendiz disse...

Concordo com você, voto obrigatório costuma ser voto mal dado.